• 4LAN

O que são Repetidores OEO para enlaces ópticos

Os Repetidores OEO são equipamentos ativos de grande importância para a construção de redes onde as distancias superam os 80 km, ou a atenuação o segmento óptico está elevada.


Estes equipamentos dependem de pontos energia elétrica para serem empregados, e servem para regenerar sinais ópticos. Podem ser alimentados com qualquer tensão entre -48vdc, 90/240vac.




Assim, recebem um sinal já debilitado e o converte em elétrico; e em seguida o converte em óptico novamente.


Eles não amplificam o sinal, apenas o regeneram. Os transceivers é que irão determinar as distâncias máximas a serem atingidas.



Podem ser úteis quando:

- A atenuação no segmento óptico está muito alta;

- Quando precisamos vencer distâncias superiores a 80Km.

É importante ressaltar que ele não amplifica o sinal óptico, ele apenas o repete!

Por isso, ele não aumenta a distância que você pode atingir. Ele apenas regenera o sinal óptico gerado pelo módulo que está no seu switch.

Se o Transceiver é para 80Km; ele vai regenerar o sinal óptico para 80km. Assim, se você precisa atingir 140Km por exemplo, e possui um POP ou caixa de passagem energizado no meio do caminho; poderá atingir os 140Km ( se a atenuação no segmento estiver no 0,25dB/km).

Com dois pares de Transceivers para 80Km, você pode atingir até 160Km, se o seu POP estiver no meio do caminho.

Podem ainda ser aplicados em conjunto com sistemas DWDM/CWDM/DWDM; permitindo que esses sistemas superem os 80Km; quando necessário; ou seja, funcionam normalmente em segmentos com 01 ou 2 FO.

38 visualizações0 comentário