DWDM 100G PAM4

A 4LAN se juntou com uma empresa europeia para fornecer a solução 100G DWDM PAM4, através da linha DCP-M. Essa linha de produtos foi desenvolvida para atender a demanda de links de média e longa distância , até 80km.

O que é o DWDM PAM4 4LAN?

 A solução 100G DWDM PAM4 que a 4LAN trabalha de forma praticamente igual a de um multiplexador passivo, mas com a diferença que na mesma caixa é feito o monitoramento do tráfego, amplificação de sinal e compensação de disperção.

Tudo isso é plug-and play, ou seja, não precisa ajustar, configurar ou medir nada! Basta conectar as caixas que elas farão todo o trabalho de ajuste do sinal, amplificação e compensações de forma 100% automática.

Principais benefícios do DWDM PAM4 4LAN

Excelente Custo-Benefício

Elasticidade do sistema e o baixo custo por porta 100G, tornam essa solução uma excelente opção em relação aos caríssimos Coherent.

Flexível

 A mesma solução atende a enlaces de 0 a 80km, com capacidade de 100Gb/s até 4Tb/s, sem a necessidade de novas licenças, line cards etc.

Compacto

Todos os equipamentos integrados em uma solução compacta.

Plug and Play

Simples instalação, dispensa configurações e ajustes, tudo é feito de forma automática após ligar o equipamento

Compatível

Totalmente open line, e pode trabalhar em conjunto com Coherent, 10G DWDM, Chave Óptica, etc.

Garantia

Todos os produtos da 4LAN possuem garantia e nota fiscal.

Por que utilizar o DWDM PAM4?

 O DWDM PAM4 pode apresentar excelente custo benefício para transportes de alta capacidade em distâncias de até 80km. 

  • IEEE
    Essa seria a opção de entrada é a mais comum no mundo dos Datacenters, Operadoras e Provedores para a maioria dos módulos, seja de 1G, 10G, 40G ou 100G. No caso do QSFP28 100G suporta no máximo 40km com o pardrão 100GBASE-ER4.
    Os custos e a simplicidade na utilização desses produtos compensam quando não existem distâncias superiores a 40km. 

  • Coherent
    Desenvolvida para superar a barreira de distância em fibra óptica, essa tecnologia vai de 80 até 10.000km. O custo e a complexidade desse tipo de solução são altíssimos e possuem uma limitação quanto a quantidade de tráfego que suporta,  hoje existem soluções para 100G, 200G e algumas preparadas para suportar os 400G quando estiver disponível no mercado. 

 

Essas duas tecnologias acabaram criando um problema, acima de 40km já era necessário migrar para uma solução Coherent, o que representa um salto muito alto nos custos.

Basicamente é aí que o PAM4 entra, nesse intervalo a partir de 10km e até 80km a solução PAM4 da 4LAN atende com um excelente custo-benefício.

Imagem2.png

Baixe agora o Ebook:

Guia DWDM Completo

Aprenda tudo o que precisa saber para utilizar o DWDM em sua rede com este guia completo, com passo-a-passo e exemplos de aplicação.

Imagem2.png

Baixe agora o Ebook:

Guia DWDM Completo

Aprenda tudo o que precisa saber para utilizar o DWDM em sua rede com este guia completo, com passo-a-passo e exemplos de aplicação.

Quais equipamentos preciso para utilizar o DWDM PAM4?

   A 4LAN possui todos os produtos que precisa para começar a utilizar o DWDM agora. Solicite um orçamento agora.

Funcionamento da solução DWDM PAM4 4LAN 

 Como foi visto acima, a solução PAM4 leva ao mercado diversos benefícios, mas também algumas neessidades básicas para seu funcionamento.

   Conforme o esquema a seguir, para uma solução PAM4 DWDM precisa de diversos equipamentos para funcionar: MUX/DEMUX, VOA, Booster, Pré-amplificador, DCM, módulos QSFP28 100G PAM4 DWDM. Esses equipamentos tem as seguintes funções:

  1. Multiplexação de Canais

  2. Amplificação de Sinal

  3. Compensação de Disperção 

DWDM 100G PAM4 4LAN

MUX/DEMUX, VOA, Booster, Pré-amplificador, DCM unificados no mesmo produto, sem a necessidade de configuração

NRZ vs PAM4

Características da tecnologia PAM4

A tecnologia PAM4 trabalha com 4 níveis de modulação, isso permite dobrar a quantidade de bits por símbolo em relação ao NRZ que é o padrão de mercado hoje. Ao mesmo tempo que permite transmitir 100G utilizando apenas 2 canais DWDM de 50Gbps, isso vem a um custo de uma qualidade melhor de transmissão.

   O PAM4 requer níveis de sinal com melhor qualidade que no caso do NRZ, o OSNR deve possuir .